terça-feira, 28 de julho de 2009

Mensagem Pr. Fanini: Paz na Tormenta

Texto: Isa. 23.6

Introdução: O profeta Isaías escreveu este versículo Isa 26.3 _Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti. _ num momento negro da história da Israel. E é uma tremenda promessa de Deus para nós, que vivemos num tempo difícil, cercados de guerras, violência, corrupção política. Nesse tempo, somos tentados a desanimar diante de 3 grandes inimigos. A dúvida. O temor e as preocupações.

Quando está tudo bem, podemos ler essa promessa superficialmente. Mas quando chegam nuvens de problemas e desapontamentos, muita ansiedade, essas palavras tornam-se preciosas para nós.

Você deseja a paz perfeita? Cristo é a paz perfeita. Ele é seu Salvador. Mas o que você entende por uma paz perfeita?

É um estado de equilíbrio. De liberdade. É harmonia dentro da alma.

A palavra hebraica shalom contem uma idéia de saúde, o que se pode entender que a perfeita paz é resultado da saúde espiritual, da ausência de discórdia dentro da alma.

Se nossas vidas forem preenchidas com a paz perfeita, não há espaço para a inveja, o descontentamento, o descontrole, egoismo, orgulho, intolerância, criticismo, temor ou ansiedade. Todos esses problemas são fatores que causam disturbios no coração.

Na sinfonia da vida, são comuns as notas dissonantes. Mesmo Jesus se viu no meio de uma tormenta, dentro de um barco. Ele ordenou ao mar que se acalmasse.

Entre a turbulência, podemos experimentar a paz. Deus chamou a paz que ele concede de paz perfeita. E o que ele quis dizer com isso?

PAZ IMPERFEITA

A PAZ imperfeita é aquela paz da ignorância. Jeremias a define bem. Jer. 6:14.

E curam superficialmente a ferida da filha do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz.

Há outra paz imperfeita. Ela é resultado da estagnação. Uma piscina pode parecer que suas águas estão calmas, mas um pouco abaixo da superfície ela está cheia da lodo.

Muitas pessoas sentem uma paz como esta. Mas um dia, vem o julgamento de Deus e elas descobrem que a sua paz era ilusória.

Outra paz imperfeita é a dependência. Ela é dependente de algo ou de alguém do mundo. A coisa que dá paz pode falhar e a pessoa pode até morrer.

Em contraste, a paz de Deus é perfeita em sua qualidade.

PAZ DUPLA

O apóstolo Paulo fala desta paz dupla em Filipenses 4:7.

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.

A paz de coração e a paz da mente. Esta é a paz que precisamos. Essa paz dupla é a paz com Deus (Romanos 5:1)

TENDO sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;

e é a paz de Deus (Fil. 4:7). E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.

Nos nunca experimentaremos a paz de Deus se não tivermos a paz com Deus em Cristo Jesus.

A verdade é que assumimos tanta responsabilidade em relação ao nosso futuro que isso até surpreende o próprio Deus. Deus não deseja que sucumbamos diante das preocupações. Ele deseja que tenhamos a paz dupla, a paz perfeita que excede todo entendimento.

PAZ PERMANENTE

A paz de Deus é perfeita pela sua constância. Ela é permanente. Salmo 121.4

Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.

Como conseguimos esta paz? Como uma pessoa obtém a paz que Deus oferece? Jesus Cristo é a fonte através da qual a paz de Deus flui para nós. Fil. 4:7

Esta é paz daqueles que conhecem Jesus.

Se você ainda não tem Jesus, entregue-se a Jesus agora.

Ele ganhou a paz perfeita para você na cruz do Calvário. Ela vem ao seu coração através do Espírito Santo. Ele é a presença de Jesus Cristo vivo em nossos corações.

Gal. 2:20 -

Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.

Gal. 5:22


Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

Um comentário:

Unknown disse...

Li essa frase em um artigo infeliz que criticara o Sr. Pr. Fanini, - "Os principais agentes de Satanás são encontrados não nos bares ou nas jogatinas, etc., mas nos nossos seminários e nos púlpitos!" (Arthur Pink). - E também agrupadas aos membros sentados diante do púlpito, como lobos em peles de ovelhas, covardes e incompetentes que não fazem uso da primícia da palavra de Deus, que é o AMOR e o PERDÂO (esse último se fosse necessário no caso), lobos vorazes, com simples intento de semear a contenda, o ódio e a inveja. Incapazes de compreender as falhas humanas e suas fraquezas. Força pastor! Lembre-se: "O mundo jaz do maligno"