sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Ser Pastor



Pastor não é super-herói, nem mágico, nem malabarista, nem juiz; Não é empregado da membresia, nem do conselho, nem do presbitério, nem do governo; Pastor não tem imunidade espiritual, nem civil, nem penal. Pastor não é o substituto de Pedro. Não é o dono da igreja, nem da verdade. Não é adivinhador. Não é melhor que os outros (Fl 2:3); Pastor não tem que lutar sozinho; Pastor não é Deus.
Pastor também é gente, também tem crises existenciais, crises ministeriais, crises matrimoniais, crises financeiras, crise de meia-idade, crises teológicas, crise nervosa, crises de saúde (I Tm 5:23), crises espirituais. Também tem limitações, falhas na memória, fome, sede, apetite sexual, dor de cabeça, dor de estômago (I Tm 5:23), varizes, cansaço, estresse, solidão, depressão, ansiedade, conflitos, medo, dúvida, tentações (2 Tm 2:22), arrependimento. Pastor também se engana.
Pastor não pode ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma; Não pode salvar o casamento de todo mundo e perder o seu; Não pode cuidar da vida de todo mundo e não atentar para a sua vida (1 Tm 4:16); Não pode educar os filhos no lugar dos pais, nem gerenciar a vida para as ovelhas; Não pode pensar por você, nem destruir sua capacidade de questionar e sentir; Não pode anular sua individualidade; Não pode agir por favoritismo ou parcialidade (1 Tm 5:21) nem se precipitar (1 Tm 5:22); Não pode manipular o rebanho, nem inventar doutrina (2 Tm 1:13), nem cobrar pelo que recebeu de graça (Mt. 10:8). Não pode servir a dois senhores (Mt.6:24); Não pode viver segundo os homens, mas segundo a vontade de Deus (1 Pe 4.2).
Pastor não precisa de títulos acadêmicos, nem de ouro, nem de prata, nem de cobre nos cintos; Nem de alforje para o caminho, nem de sandálias, nem de bordão, porque digno é o trabalhador do seu salário (Mt 10:9, 10); Pastor não precisa ser casado; Pastor não precisa ser solteiro; Não precisa ter todas as respostas; Não precisa se preocupar com o dia de amanhã; Não precisa de celeiros; Não precisa ser reconhecido pelos homens.
Pastor também precisa ter vida devocional (I Tm 4:7-8); Precisa beijar os filhos; Precisa pagar as contas. Precisa de amigos, apoio, aconselhamento, disciplina, oração, compreensão, perdão, amor; Precisa cuidar da saúde (I Tm 5:23), da sexualidade (I Tm 5:2); Precisa de cuidados; Pastor precisa dar o exemplo (1Tm 4:12, 15; Tt. 2:6); Precisa ser irrepreensível (I Tm 6: 11, 14); Precisa repreender as ovelhas (2 Tm 4:2); Precisa ser em tudo moderado (2 Tm 4:5); Precisa suportar o sofrimento (2 Tm 4:5) e as fraquezas do próximo (Rm 15:1); Pastor também precisa de ajuda; Precisa ter paciência (2 Tm 4:2) e ser amável com todos (1 Tm 2:24); Precisa estar sempre preparado (2 Tm 2:15); Precisa tomar cuidado pra não cair; Precisa guardar o coração e a fé.

Pastor é discípulo, é irmão, é servo, é ovelha. Pastor é igual a gente: sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamar as virtudes daquele que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

Nenhum comentário: