terça-feira, 31 de março de 2009

Pr. Fanini: "A oração de Davi: eu pequei, Senhor"

Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. Tornou Natã a Davi: Também o Senhor perdoou o teu pecado; não morreras. 2 SAMUEL 12:13
Davi chegou à meia-idade como um soldado que só conheceu vitórias. Ele resolveu sair do campo de batalha. Permitiu-se ausentar-se de suas responsabilidades. 1 Samuel 11:1. E com suas defesas (inclusive espirituais) baixas, cometeu adultério com uma mulher chamada Bate Seba. Ela ficou grávida (11:2-5). O rei tentou desesperadamente esconder o seu pecado mas falhou. (11:6-13). Usando o seu poder de general do exército de Israel ele mandou Urias, marido de Bate Seba, para a frente de batalha mais aguerrida. Urias morreu. Agora ele poderia casar com a viúva e ninguém saberia do seu pecado. Mas ele sabia e Deus sempre sabe.
Um sentimento devorador segue-se ao pecado. E com Davi não foi diferente. Ele encheu-se de uma culpa insuportável porque sabia que Deus não toleraria o seu procedimento. Além de adúltero, assassino.
Ele já havia escrito. Salmo 5:4
Porque tu não és um Deus que tenha prazer na iniqüidade, nem contigo habitará o mal.
Durante um ano Davi viveu em terrível culpa. Como o inferno é definido como a ausência de Deus, a culpa também exclui a presença de Deus. Mais tarde ele descreveu este ano de desobediência. Salmo 6:2,3,6
Tem compaixão de mim, Senhor, porque sou fraco; sara-me, Senhor, porque os meus ossos estão perturbados.6 - 3 Também a minha alma está muito perturbada; mas tu, Senhor, até quando?...
Salmo 6:6 Estou cansado do meu gemido; toda noite faço nadar em lágrimas a minha cama, inundo com elas o meu leito.
Salmo 32:3,4
32 - 3 Enquanto guardei silêncio, consumiram-se os meus ossos pelo meu bramido durante o dia todo.32 - 4 Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. A culpa é algo terrível. Ela drena nosso humor, nossa emergia e nossa saúde. Há uma série de estudos para identificar as doenças físicas que a culpa provoca.
A culpa é horrível mas Deus é misericordioso. Ele não nos abandona para sermos engolidos pela culpa. Ele através do seu Santo Espírito vem em nosso socorro através da sua Palavra. E Deus falou com Davi através do profeta Natã. Natã contou uma história que tocou no senso de justiça de Davi. 2 Samuel 12:1-7. Diante das verdades contidas na mensagem de Davi, ele poderia ter feito muitas coisas. Inclusive mandar matar o profeta. Mas Davi fez a única coisa que podia (e ainda pode) dissolver todas as culpas. Ele se arrependeu. Eu pequei contra o Senhor. 2 Samuel 12:13
Eu Pequei
Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. 2 Samuel 12.13
Essa é uma das mais difíceis _ e mais efetivas _ orações da Bíblia. O orgulho odeia admitir fraqueza e a arrogância antecede à ruína. Eu descobri que quando Deus nos convence do pecado, a única coisa a fazer é concordar com ele. O silêncio, as desculpas,as racionalizações, nada disso funciona. O perdão é fruto do arrependimento.
Tornou Natã a Davi: Também o Senhor perdoou o teu pecado; não morreras. 2 Samuel 12.13b
Ouça o que diz a Palavra de Deus sobre a sua inesgotável misericórdia:
1 - 18 Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados são como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que são vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como a lã.
Isaias 43:25. Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro.
No Salmo 51, Davi escreve uma eloquente oração, que é também um poema belíssimo. Salmo 51.1 “Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.”
Salmo 51.
Tomando a oração de Davi para si
Não sei que pecado ou pecados você precisa confessar a Deus neste momento. Talvez algo que você tenha feito ou dito. Pode ter sido uma atitude que você tomou. Talvez algo que você deveria ter feito e não fez. Não importa. Não discuta com Deus. Diga apenas a oração de Davi: Pequei contra o Senhor. Leia o Salmo 32 para saber as bênçãos que Davi recebeu com o perdão de Deus.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Aniversários de Dona Helga e Pr. Fanini com os filhos nos EUA

Dona Helga e o Pr. Fanini tiveram um sábado (7/3) muito alegre. Seus filhos fizeram um almoço para comemorar o aniversário dos dois, Dona Helga no dia 9/3 e o Pr. Fanini no dia 18/3. A foto foi tirada por Margareth Fanini Aviles, casada com Jerônimo Aviles, na casa deles. Estavam também presentes Otto, o filho Gabriel, Roberto e Elaine, com Erick e Ingrid.

Pr. Fanini: "Por que Deus se afasta?"

Razões do Afastamento de Deus
1- O Câncer da Carnalidade
Se fizermos um estudo das letras que tocam nas rádios, veremos que a maioria das canções falam de amores inalcansáveis, amores em vias de extinção ou irremediavelmente perdidos.
Por aí podemos concluir que a nossa sociedade vive uma profunda crise na sua capacidade de amar.. Essa crise tem duas faces. Ninguém sabe, de um lado, como manter vivo o amor. Como manter a chama acesa e o fogo em combustão. De outro, todo mundo parece estar com um pé fora do seu verdadeiro amor.
tenho um triste testemunho acerca disso. A crise do amor entrou em nossas igrejas e também na Primeira Igreja Batista de Niterói. O título desta série sugere que é impossível abandonar nosso primeiro amor. Nós passamos um tempo considerável em nossas vidas tentando manter o primeiro amor no primeiro lugar. O próprio Jesus disse isso a um grupo de cristãos de Éfeso, em Apocalipse 2:4. “Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor”.
Bem, temos um problema. Nós somos imperfeitos num mundo imperfeito e isso dificulta manter nossas prioridades como prioridades. E a prioridade mais abandonada é manter nossos olhos e corações ancorados em Cristo e Sua Palavra. Essa síndrome chamamos de abandono do primeiro amor. E há apenas um remédio para isso. É voltar ao primeiro amor.
Essa crise não atinge os incrédulos nem aqueles os não-convertidos mas a pessoas importantes para Deus, a pessoas que chegaram bem perto de Jesus. Que tiveram com ele uma grande intimidade, andaram com ele, foram a ele fiéis. Salomão, por exemplo. Davi, outro exemplo. E a condição espiritual que conduz ao esfriamento e ao abandono chama-se carnalidade. O que significa ser um crente carnal? Paulo explica o conceito em I Coríntios 3 que vamos estudar a seguir.
UM CRENTE GENUÍNO
A primeira coisa a ser dita é que um cristão carnal é um cristão genuíno. Você só pode abandonar o seu primeiro amor se ele foi um dia seu primeiro amor. Você não vai abandonar uma posição que não existe. Então, reparem que quando estou falando de um cristão carnal tenho em mente um cristão nascido de novo.
Vocês sabem que uma pessoa pode ter pouca utilidade para Deus na terra e ir para o céu, não sabem? Você pode ter Jesus Cristo como Salvador mas não considerá-lo seu Senhor.
Se você não crê em Jesus como seu único e suficiente Salvador você deve nascer de novo (João 3:1-7). Você deve arrepender-se dos seus pecados, ser salvo e confiar totalmente sua vida a Jesus Cristo, que pagou seus pecados na cruz. Carnalidade não é um problema seu se você estiver nessa categoria.
Que uma pessoa possa ser crente e carnal fica claro no verso 1 de I Coríntios capítulo 3. “E eu, irmãos não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a criancinhas em Cristo. Leite vos dei por alimento, e não comida sólida, porque não a podíeis suportar; nem ainda agora podeis;”
Mas essa pessoa faz parte da família de Deus e está em Cristo embora a sua espiritualidade esteja em pane.
Voltemos ao capítulo 1 vs. 2 quando Paulo fala vocação dos que conhecem Jesus Cristo a uma igreja consumida pela carnalidade. Assim o apóstolo dedica a carta: “à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para serem santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.”
Os crentes de Corinto foram separado por Deus para seus propósitos. Foram salvos, santificados e membros da família de Deus. Ainda assim eram crentes carnais porque não deixaram Cristo governar todo o seu ser e foram se afastando, deixando Jesus Cristo cada vez mais distante de suas vidas. Abandonando o seu primeiro amor.Há muitos exemplos na Bíblia de pessoas que se comprometeram com Deus e que depois resultaram em grandes fracassos. O primeiro rei de Israel, Saul, é um exemplo. I Samuel 10.1:
Então Samuel tomou um vaso de azeite, e o derramou sobre a cabeça de Saul, e o beijou, e disse: Porventura não te ungiu o Senhor para ser príncipe sobre a sua herança?
Davi, sucessor de Saul, vivia em carnalidade e isso não se tornou evidente apenas no adultério com Bate-Seba mas no assassinato do seu marido, Urias. Ele queria encobrir o seu ato mas o profeta Natã não o deixou fazê-lo. II Samuel 11.
O filho de Davi, Salomão, era um grande rei. Os primeiros 10 capítulos de I Reis são nítidos em nos mostrar o seu compromisso com Deus. A sua oração em I Reis 3: 2-15 é um claro exemplo disso. Ele pede a Deus sabedoria e não riquezas. E há poucas orações tão inspiradas na Bíblia como a de Salomão quando ele dedica o templo em I Reis 8:22-53. Um homem profundamente espiritual.
Mas a Palavra de Deus afirma em I Reis 11:1:
“Ora, o rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha de Faraó: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e heteias, Que testemunho! Sabemos que eram 700 esposas e 300 concubinas.”
E o que o convívio com essas mulheres produziu?
“Pois sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e seu coração já não era perfeito para com o Senhor seu Deus, como fora o de Davi, seu pai;” (vs. 4).Esta é a perfeita definição do que representa abandonar o primeiro amor. Não nos surpreende que ao escrever Eclesiastes Salomão fosse um homem com o coração vazio de vida e cheio de amargura. E a lista poderia prosseguir com outros inúmeros nomes. Séculos mais tarde o apóstolo Paulo em I Coríntios (5:1-5) fala de um membro da igreja que mantinha relações incestuosas com a madrasta.
Minhas ovelhas: O fato de ser batizado há 10 anos não garante que a espiritualidade seja soberana em seu coração. Deus nos deu uma nova vida mas cabe a nós desenvolvê-la a cada dia num relacionamento íntimo com o Senhor Jesus Cristo. O convívio irá amadurecendo nossa personalidade espiritual através da fé em Cristo Jesus.
CRENTE ESTAGNADO
Outra característica: O crente carnal é um crente estagnado. I Cor. 3:2-3a .
“Leite vos dei por alimento, e não comida sólida, porque não a podíeis suportar; nem ainda agora podeis; porquanto ainda sois carnais.”
O crente carnal é aquele que foi salvo há algum tempo mas não cresceu porque demonstra um pequeno ou nenhum desenvolvimento espiritual. Uma das maiores tragédias das nossas igrejas é o número de crentes que freqüenta os cultos com assiduidade mês a mês, ano após ano sem fazer qualquer progresso em sua espiritualidade. Essa multidão de crentes carnais continua a comer os mesmos velhos pecados e a repetir a mesma vã maneira de viver do velho homem. Recusam-se a pensar biblicamente e a se relacionar com Deus conforme a Sua santa vontade. Mas estão lá, sentados nos mesmos lugares todos os domingos. Eles não são capazes de se aprofundar nas coisas grandes e ocultas de Deus. Paulo explica que a caracteristica dos crentes carnais é a sua incapacidade para comer alimento espiritual sólido.
Crentes abc
Assim é que eu os chamo. A maioria de nós ficaria indignada se alguém fosse nos visitar com um livro de presente para aprendermos a ler. E a pessoa começasse a nos dar a lição: a de árvore, b de bola, ca de casa e assim prosseguisse. Você gentilmente diria, eu já aprendi a ler, já estive no jardim de infancia. Exatamete porque já esteve na classe de alfabetização é que hoje é capaz de juntar frases, parágrafos e ler um livro inteiro. Mas todos conhecemos pessoas que não quiseram estudar. Puderam mas não quiseram aprender. E qual é o caminho para desenvolver a sua habilidade para ler senão lendo? Para escrever, senão escrevendo, para orar, senão orando? Senão fizer tudo isso o crente ficará estagnado. E estagnando-se ele perde o contato com a Verdade. Com o combustível do Fogo, o Espírito de Deus.
Podemos entender um bebê esperando a mãe para se alimentar. Ele ainda não sabe usar as mãos, usar a colher. Mas uma vez que crescemos somos capazes de nos vestir, banhar e de nos alimentar. Mas os crentes carnais não são capazes disso. Como as pessoas descritas em Hebreus 5:11 são “ tardios em ouvir.”
“Sobre isso temos muito que dizer, mas de difícil interpretação, porquanto vos tornastes tardios em ouvir.”
Recusar-se a ouvir e a aplicar a Palavra de Deus paralisa o desenvolvimento espiritual. Eis a terceira característica do crente carnal.
A MENTE CARNAL
“porquanto ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja e contendas, não sois porventura carnais, e não estais andando segundo os homens?”. Paulo aos Coríntios. aqui paulo toca no coração da questão. a mente carnal é resultado da desobediência.
nenhum crente é obrigado a ser carnal. estamos falando sobre uma decisão da vontade e não de um eventual lapso. todo mundo peca. ninguém é perfeito e uma pessoa que cai não é necessairamente um crente carnal. pelo contrário. os crentes carnais têm um padrão espiritual interiorizado em suas mentes só que este padrão ao invés de ser para agradar a cristo gratifica a eles próprios. paulo usa a idéia de carne aqui para significar a capacidade que todos temos de servir e agradar a si próprio. o que faz da carne, carne, é justamente ser agradável. mas quando deus nos salvou, nos salvou para servir a cristo. Você não pode nunca vencer a sua carnalidade se não mudar de enfoque. em vez de ter a mente carnal, ter a mente espiritual.
a pessoa natural
I Coríntios 2:14 afirma:
“Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.”
A PESSOA ESpiritual
Paulo define o homem espiritual:
“Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido. Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.” vs 15-16
O crente rebelde
finalmente, o crente carnal é aquele que não se submete ao padrão bíblico; ele é rebelde. é o que paulo define em i coríntios 3:3-4:”porquanto ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja e contendas, não sois porventura carnais, e não estais andando segundo os homens?”
Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; não sois apenas homens?”.
Você costuma justificar seus procedimentos com a expressão “todo mundo faz isso”? esta é a expressão favorita dos “apenas homens”, daqueles crentes carnais que ainda não acordaram para o fato de que os chamou para andar não segundo a sua concupiscência mas em novidade de vida.
recusando a se submeter
o que paulo está criticando nos versos acima? o comportamento dos coríntios com o coração cheios de inveja. no capítulo 5 de gálatas, paulo fala das obras da carne: inveja, impureza, idolatria, entre outras. os crentes que vivem no padrão da carne são rebeldes. são rebeldes porque receberam uma outra natureza que insistem em desobedecer.
a sujeira que este mundo oferece só pode atrair o crente se ele estiver afastado do seu primeiro amor. hoje o meu desafio às minhas ovelhas é que elas façam a seguinte avaliação diante das seguintes perguntas a partir do que foi estudado.
1) Eu sou um homem/uma mulher natural?
2) eu preciso da salvação em cristo jesus?
3) eu sou uma pessoa espiritual, eu olho a vida com a mente de cristo?
4) eu sou um novo crente, um recém-nascido na fé?
5) eu sou um crente carnal, estou fora dos padrões do meu senhor para a minha vida?
se você se incluir no último caso é hora de voltar ao primeiro amor.

(Pr. Nilson do Amaral Fanini, Pastor da Igreja Batista Memorial em Niterói)

Luau em São Francisco, no sábado

No próximo sábado, dia 14, às 16h, queremos ver toda a Juventude da Memorial se reunindo em frente ao McDonald's de São Francisco (no calçadão da praia) para orar, evangelizar, brincar de vôlei, Frescobol, jogar aquela bolinha de futebol redondinha e depois fazer aquele Luau bem legal, com muita adoração. Para isso, galera, vê se cada um leva umas frutinhas e uns biscoitinhos para a gente aproveitar esse dia show de Bola. Meninas, levem suas cangas. (Lione e Geraldinho, Memorial Jovem)