terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Mensagem do Pr. Fanini: "A oração de Neemias"

Ó Senhor, que estejam atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à oração dos teus servos que se deleitam em temer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu servo, e dá-lhe graça perante este homem. (Era eu então copeiro do rei.) Neemias 1/11
Talvez você saiba exatamente o que precisa acontecer e em que área da sua vida você precisa que Deus opere. Talvez Deus precise operar primeiro em alguém com autoridade sobre você. Talvez essa pessoa seja uma autoridade, um professor ou pastor, ou mesmo ele seja seu patrão, técnico, parente um esposo/esposa. Mas é que para que você consiga o que deseja é necessário que Deus mova os corações dessas pessoas para você.
Como mordomo do rei Artaxerxes, Neemias tinha uma grande responsabilidade e ele desejava se ausentar durante três anos para liderar a reconstrução da cidade de Jerusalém, totalmente destruída.
Em primeiro lugar, deveria ser feita uma grande mudança no coração de Artaxerxes. Ele era incrédulo e tinha uma reputação de gostar de resolver os problemas cortando cabeças dos subordinados que o contrariavam.
Se você ler a história de Neemias, saberá que ele era um homem de oração. Seus problemas eram colocados diante de Deus. Ore quando a preocupação preocupar você. Esse era o seu lema. Pelo menos assim o encontramos em cada um dos 12 capítulos do seu livro. Há sempre uma menção do fato.
Neemias 1:5-11; ; 2:5, 4:4-5; 9; 5:19; 6:9-14; 9;32; 13:14, 22, 29, 31.
Quando a questão de Jerusalém chamou sua atenção, ele não fez diferente. Orou a Deus.
O que aprendemos com a oração de Neemias
Ele abre sua oração com palavras de louvor e perspectiva. Louvor e ação de graças são pontes para Deus. Ele também menciona que tem a perspectiva de que o Deus a quem ele ora, cumpre o seu pacto. e disse: Ó Senhor, Deus do céu, Deus grande e temível, que guardas o pacto e usas de misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos:
Neemias não orou uma vez e desistiu. Ele trouxe o seu fardo a Deus repetidamente, dia e noite. Devem ter se passado semanas ou mesmo meses, até que Deus o tenha atendido.
Jesus prometeu isso em Mateus 7:7 Pedí, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á.
Lucas 11:5-10 - amigo bate na casa do amigo de madrugada e só pára quando este o atende e dá-lhe pães.
Lucas 18:1-8 – juiz iníquo.
Estejam atentos os teus ouvidos e abertos os teus olhos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos, confessando eu os pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; sim, eu e a casa de meu pai pecamos; Neemias 1:6-7
Depois ele passa a fazer uma confissão de pecados. O pecado cria uma barreira entre Deus e nós (Isa. 59:1-2), e impede que Deus ouça e responda as orações. (Sal. 66.18).
Interessante que Neemias confessa os pecados também do seu povo. Ele na verdade não pedirá nada para si mesmo. Mas ele pedirá pelo povo de Israel. A reconstrução da Cidade Santa não o beneficia diretamente
1:6-7
Estejam atentos os teus ouvidos e abertos os teus olhos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos, confessando eu os pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; sim, eu e a casa de meu pai pecamos; na verdade temos procedido perversamente contra ti, e não temos guardado os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos, que ordenaste a teu servo Moisés.
Ele lembra a Deus a promessa que ele fez através de Moisés. Deus disse que o povo de Israel seria punido por desobediência, e ele o foi. Ele também prometeu que o seu povo voltaria para ele mediante a obediência, o que ocorreu. Neemias 1:6-10
Lembra-te, pois, da palavra que ordenaste a teu servo Moisés, dizendo: Se vós transgredirdes, eu vos espalharei por entre os povos;mas se vos converterdes a mim, e guardardes os meus mandamentos e os cumprirdes, ainda que os vossos rejeitados estejam na extremidade do céu, de lá os ajuntarei e os trarei para o lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome.Eles são os teus servos e o teu povo, que resgataste com o teu grande poder e com a tua mão poderosa.
Daí-me graça
Neemias devia conhecer o livro de Gênesis e saber a oração do servo de Abraão, dá-me sucesso hoje, que já estudamos.
O pedido de Neemias era de tal ordem mas como o coração de Artaxerxes havia sido “amaciado” por Deus, ele foi atendido com um seco “sim”.
Mas Neemias estava temeroso:
Neemias 2:1-2
Sucedeu, pois, no mês de nisã, no ano vigésimos do rei Artaxerxes, quando o vinho estava posto diante dele, que eu apanhei o vinho e o dei ao rei. Ora, eu nunca estivera triste na sua presença.E o rei me disse: Por que está triste o teu rosto, visto que não estás doente? Não é isto senão tristeza de coração. Então temi sobremaneira.
Neemias agiu confiante de que Deus agiria em seu favor. Há um momento de oração e outro de ação. Agora, era a vez de agir.
e disse ao rei: Viva o rei para sempre! Como não há de estar triste o meu rosto, estando na cidade, o lugar dos sepulcros de meus pais, assolada, e tendo sido consumidas as suas portas pelo fogo?Então o rei me perguntou: Que me pedes agora? Orei, pois, ao Deus do céu,
Havia chegado o grande momento: ele continuava orando até que a resposta de Deus havia chegado.
Então o rei, estando a rainha assentada junto a ele, me disse: Quanto durará a tua viagem, e quando voltarás? E aprouve ao rei enviar-me, apontando-lhe eu certo prazo.
Deus pode
Deus pode mudar o coração das pessoas que estão em cargo de autoridade. Você está precisando que alguém conceda um aumento de salário? Uma promoção? Bem o favor que o rei Artaxerxes fez a Neemias, só foi possível porque Deus o inclinou a isso. Ele é o mesmo: ontem, hoje e eternamente.

Nenhum comentário: