quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

"A oração de Gideão: dá-me um sinal" / Pr. Fanini

E ele disse: Se agora tenho achado graça aos teus olhos, dá-me um sinal de que és tu que falas comigo. Juízes 6:17
Há momentos em que desesperadamente ansiamos por um sinal qualquer para saber que direção tomar. Mas será que já houve um momento em que você precisou de um sinal de Deus para saber se Ele confirmava a decisão que estava no seu coração?
Foi assim com Gideão. A situação com Israel era desesperadora. A população vivia amedrontada, dentro das cavernas para proteger suas vidas e de suas famílias.
Gideão sentia-se extremamente fraco. E ele suplicou um sinal dos céus. O Senhor respondeu.
Então o anjo do Senhor lhe apareceu, e lhe disse: O Senhor é contigo, homem valoroso.
Interessante que Gideão estava cheio de medo e o Senhor através de seu anjo chamou-o de homem valoroso!
Alguns dizem que Gideão tinha fama de bravo guerreiro nas classes altas. Outros comentam que a frase do anjo só prova que Deus tem senso de humor. Outros ainda acham que a frase é uma profecia daquilo que Gideão faria por Israel.
Agora Deus vem a ele dizer que é necessário que ele cumpra seu destino. Mas Gideão está relutante tal a situação de Israel. Mas Deus foi insistente. Reparem no diálogo. Juízes 6:13-16
Mas Gideão lhe respondeu: Ai, Senhor meu, se o Senhor é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Porém agora o Senhor nos desamparou, e nos deu nas mãos dos midianitas.14 Então o Senhor olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu?15 E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai.16 E o Senhor lhe disse: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem.
O chamado de Deus foi claro. Vá e salve Israel. Estou mandando você ir.
Eu gosto muito desta história. Gideão se parece muito conosco. Queremos ouvir a voz de Deus. Avançar em cima da sua direção. Mas não temos confiança em nós próprios. Será Deus? Será mesmo Deus que está falando?
Essa história está na Bíblia não pela insegurança de Gideão mas porque ele fez uma das orações mais eficazes da Bíblia. Ele disse:
17 E ele disse: Se agora tenho achado graça aos teus olhos, dá-me um sinal de que és tu que falas comigo.
Dá me um sinal
Gideão estava dizendo: isso tudo é muito arriscado. Sinto-me completamente fraco para cumprir essa missão, a não ser que o Senhor esteja comigo.
Embora muitos pastores oram a Deus pedindo sinais, acho que isso é algo muito especial de se pedir. Há algumas raras ocasiões em que isso é especialmente recomendado. Você está tomando a maior decisão da sua vida. Você está praticamente convencido de que ela é vinda de Deus. Mas o risco é alto. Você precisa de confirmação.
Rogo-te que daqui não te apartes, até que eu volte e traga o meu presente, e o ponha perante ti. E disse: Eu esperarei até que voltes.19 E entrou Gideão e preparou um cabrito e pães ázimos de um efa de farinha; a carne pôs num cesto e o caldo pôs numa panela; e trouxe-lho até debaixo do carvalho, e lho ofereceu.20 Porém o anjo de Deus lhe disse: Toma a carne e os pães ázimos, e põe-nos sobre esta penha e derrama-lhe o caldo. E assim fez.
E depois...
E o anjo do Senhor estendeu a ponta do cajado, que estava na sua mão, e tocou a carne e os pães ázimos; então subiu o fogo da penha, e consumiu a carne e os pães ázimos; e o anjo do Senhor desapareceu de seus olhos.22 Então viu Gideão que era o anjo do Senhor e disse: Ah, Senhor Deus, pois vi o anjo do Senhor face a face.23 Porém o Senhor lhe disse: Paz seja contigo; não temas; não morrerás.24 Então Gideão edificou ali um altar ao Senhor, e chamou-lhe: o Senhor é paz; e ainda até o dia de hoje está em Ofra dos abiezritas.
Talvez você esteja enfrentando um grande risco. Talvez a bênção seja muito grande mas o risco também é. Você precisa da confirmação de Deus antes de dar o sinal verde para essa decisão. Você está quase certo mas isso não é suficiente. Seu coração precisa estar tranquilo. Seu coração precisa ouvir Paz seja contigo; não temas
Aplicando à sua vida
Não acredito que Deus vá ficar distribuindo sinais . Nem que ao menor risco, você vá a ele fazer a oração de Gideão. Antes disso, observe algumas coisas:
Todos nós necessitaremos de um sinal em algum momento da vida.
O sinal de Deus aparece em situações extremas.
O sinal de Deus confirma algo que as circunstâncias estão indicando ou algo que Ele já colocou no seu coração.
Cada sinal deve ser submetido aos ensinamentos da Palavra de Deus.
Deus pode dar um sinal de confirmação.
Conclusão: Deus ouvirá você. Ele é Todo Poderoso. Ele é Onisciente. Se você pecisar de um sinal de confirmação, ore a Deus. Ele responderá.

Nenhum comentário: