terça-feira, 31 de março de 2009

Pr. Fanini: "A oração de Davi: eu pequei, Senhor"

Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. Tornou Natã a Davi: Também o Senhor perdoou o teu pecado; não morreras. 2 SAMUEL 12:13
Davi chegou à meia-idade como um soldado que só conheceu vitórias. Ele resolveu sair do campo de batalha. Permitiu-se ausentar-se de suas responsabilidades. 1 Samuel 11:1. E com suas defesas (inclusive espirituais) baixas, cometeu adultério com uma mulher chamada Bate Seba. Ela ficou grávida (11:2-5). O rei tentou desesperadamente esconder o seu pecado mas falhou. (11:6-13). Usando o seu poder de general do exército de Israel ele mandou Urias, marido de Bate Seba, para a frente de batalha mais aguerrida. Urias morreu. Agora ele poderia casar com a viúva e ninguém saberia do seu pecado. Mas ele sabia e Deus sempre sabe.
Um sentimento devorador segue-se ao pecado. E com Davi não foi diferente. Ele encheu-se de uma culpa insuportável porque sabia que Deus não toleraria o seu procedimento. Além de adúltero, assassino.
Ele já havia escrito. Salmo 5:4
Porque tu não és um Deus que tenha prazer na iniqüidade, nem contigo habitará o mal.
Durante um ano Davi viveu em terrível culpa. Como o inferno é definido como a ausência de Deus, a culpa também exclui a presença de Deus. Mais tarde ele descreveu este ano de desobediência. Salmo 6:2,3,6
Tem compaixão de mim, Senhor, porque sou fraco; sara-me, Senhor, porque os meus ossos estão perturbados.6 - 3 Também a minha alma está muito perturbada; mas tu, Senhor, até quando?...
Salmo 6:6 Estou cansado do meu gemido; toda noite faço nadar em lágrimas a minha cama, inundo com elas o meu leito.
Salmo 32:3,4
32 - 3 Enquanto guardei silêncio, consumiram-se os meus ossos pelo meu bramido durante o dia todo.32 - 4 Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. A culpa é algo terrível. Ela drena nosso humor, nossa emergia e nossa saúde. Há uma série de estudos para identificar as doenças físicas que a culpa provoca.
A culpa é horrível mas Deus é misericordioso. Ele não nos abandona para sermos engolidos pela culpa. Ele através do seu Santo Espírito vem em nosso socorro através da sua Palavra. E Deus falou com Davi através do profeta Natã. Natã contou uma história que tocou no senso de justiça de Davi. 2 Samuel 12:1-7. Diante das verdades contidas na mensagem de Davi, ele poderia ter feito muitas coisas. Inclusive mandar matar o profeta. Mas Davi fez a única coisa que podia (e ainda pode) dissolver todas as culpas. Ele se arrependeu. Eu pequei contra o Senhor. 2 Samuel 12:13
Eu Pequei
Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. 2 Samuel 12.13
Essa é uma das mais difíceis _ e mais efetivas _ orações da Bíblia. O orgulho odeia admitir fraqueza e a arrogância antecede à ruína. Eu descobri que quando Deus nos convence do pecado, a única coisa a fazer é concordar com ele. O silêncio, as desculpas,as racionalizações, nada disso funciona. O perdão é fruto do arrependimento.
Tornou Natã a Davi: Também o Senhor perdoou o teu pecado; não morreras. 2 Samuel 12.13b
Ouça o que diz a Palavra de Deus sobre a sua inesgotável misericórdia:
1 - 18 Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados são como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que são vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como a lã.
Isaias 43:25. Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro.
No Salmo 51, Davi escreve uma eloquente oração, que é também um poema belíssimo. Salmo 51.1 “Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.”
Salmo 51.
Tomando a oração de Davi para si
Não sei que pecado ou pecados você precisa confessar a Deus neste momento. Talvez algo que você tenha feito ou dito. Pode ter sido uma atitude que você tomou. Talvez algo que você deveria ter feito e não fez. Não importa. Não discuta com Deus. Diga apenas a oração de Davi: Pequei contra o Senhor. Leia o Salmo 32 para saber as bênçãos que Davi recebeu com o perdão de Deus.