quinta-feira, 30 de abril de 2009

Imperdível: Testemunho de Guto Vicente, bi-campeão pan de Jiu-Jitsu

O Ministério Jovem promoverá no dia 09 de maio às 19h mais um "Sábado na Memorial". Na oportunidade, receberemos em nossa igreja o irmão Guto Vicente (bi-campeão panamericano de Jiu-Jitsu e membro da Equipe Gracie) que nos trará um testemunho de vida impactante.
Também teremos a participação mais do que especial do ministro de louvor Rafael Garcia com o Ministério "Geração Filhos da Luz". Contamos com a presença de todos. Traga visitantes.
Geraldinho e Lione (Diretores do Ministério Jovem da IBM em Niterói)

terça-feira, 28 de abril de 2009

Dedicação de Bebês na Memorial




Mensalmente, bebês chegam pelas mãos de seus pais para serem dedicados na Igreja Batista Memorial em Niterói. Nas fotos, uma família dedica seu filho, as relatoras do Rol de Bebês e o staff do Pr. Fanini.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Mensagem do Pr. Fanini: A oração de Ana

Texto: I Samuel 1:11

Dentro de cada coração há sonhos e desejos que se recusam a desaparecer enquanto não se realizam. Muitas vezes o dia a dia faz com que eles permaneçam adormecidos mas inesperadamente voltam ao coração.Eles acabam atrapalhando nossas orações. Será que Deus me esqueceu?
O que fazer dos sonhos que se recusam a nos abandonar e também não foram (ainda) realizados? Será que a oração de Ana surgiu de um momento como esse?

1 - 1 Houve um homem de Ramataim-Zofim, da região montanhosa de Efraim, cujo nome era Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, efraimita.1 - 2 Tinha ele duas mulheres: uma se chamava Ana, e a outra Penina. Penina tinha filhos, porém Ana não os tinha.1 - 3 De ano em ano este homem subia da sua cidade para adorar e sacrificar ao Senhor dos exércitos em Siló. Assistiam ali os sacerdotes do Senhor, Hofni e Finéias, os dois filhos de Eli.

Ana não precisava de pouco. Ana precisava de um milagre.

No dia em que Elcana sacrificava, costumava dar quinhões a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos e filhas;1 - 5 porém a Ana, embora a amasse, dava um só quinhão, porquanto o Senhor lhe havia cerrado a madre.1 - 6 Ora, a sua rival muito a provocava para irritá-la, porque o Senhor lhe havia cerrado a madre.1 - 7 E assim sucedia de ano em ano que, ao subirem à casa do Senhor, Penina provocava a Ana; pelo que esta chorava e não comia.1 - 8 Então Elcana, seu marido, lhe perguntou: Ana, por que choras? e porque não comes? e por que está triste o teu coração? Não te sou eu melhor de que dez filhos?

Os anos de passaram e o útero de Ana permanecia fechado. Ela se tornou objeto de zombaria. E o pior: seu marido não conseguia compreender a sua dor.
Não te sou eu melhor de que dez filhos?

N meio do seu desespero, Ana fez uma das orações mais eloquentes da Bíblia. Ela disse:

1 - 10 Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou muito, 1 - 11 e fez um voto, dizendo: ó Senhor dos exércitos! se deveras atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas lhe deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e pela sua cabeça não passará navalha.


Observem o pedido de Ana: Lembra-te de mim, Senhor!

Ana estava aflita. O seu relógio biológico estava prestes a avisar que ela não tinha mais tempo. O seu útero estava envelhecendo. Ela estava ansiosa. Ansiosa por um tipo de resposta. A resposta de Deus.

Essa não era a primeira vez que Ana orava para que Deus curasse a sua infertilidade. Mas desta vez ela pediu um filho varão. Anos a fio ela foi a Silo. E durante muito tempo ela orou por uma gravidez mas agora era diferente Ela disse a Deus que se ele não a houvesse esquecido, ela engravidaria de um menino!
Ana não pensava apenas em si mesmo. Ana ansiava por um filho que mudasse a história de Israel, o que de fato aconteceu com o nascimento e a vida de Samuel.

Ana orou por um filho. E Deus finalmente respondeu a sua oração. Ela ficou grávida de Samuel, um dos profetas mais importantes de Israel.

Antes de estudarmos a resposta de Deus, vamos estudar algumas características da oração de Ana para que você possa aprender com ela.
1) Uma dos benefícios da demora das respostas é o refinamento do motivo. As vezes Deus espera o refinamento dos nossos pedidos, ou seja, que as impurezas como egoísmo, por exemplo, sejam eliminadas. O desejo de Ana não era mais um filho para si mesma, nem para o seu marido, sua família, nem mesmo para a sua própria cidade. Ela pedia um filho para ajudar a construção da nação de Israel.
2) Fé persistente _ 1 - 12 Continuando ela a orar perante e Senhor, Eli observou a sua boca. O desejo de Ana não motivou uma oração apenas. Ela orou durante muitos anos. Nesse ponto Ana se parece com uma outra mulher citada por Lucas, no NT (18:1-7). É a viúva da oração persistente que Jesus ilustra como exemplo de insistência.

Contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer.18 - 2 dizendo: Havia em certa cidade um juiz que não temia a Deus, nem respeitava os homens.18 - 3 Havia também naquela mesma cidade uma viúva que ia ter com ele, dizendo: Faze-me justiça contra o meu adversário.18 - 4 E por algum tempo não quis atendê-la; mas depois disse consigo: Ainda que não temo a Deus, nem respeito os homens,18 - 5 todavia, como esta viúva me incomoda, hei de fazer-lhe justiça, para que ela não continue a vir molestar-me.18 - 6 Prosseguiu o Senhor: Ouvi o que diz esse juiz injusto.18 - 7 E não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que dia e noite clamam a ele, já que é longânimo para com eles?

3) Sofrimento intenso.
1 - 13 porquanto Ana falava no seu coração; só se moviam os seus lábios, e não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada,1 - 14 e lhe disse: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho.1 - 15 Mas Ana respondeu: Não, Senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; não bebi vinho nem bebida forte, porém derramei a minha alma perante o Senhor.1 - 16 Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque da multidão dos meus cuidados e do meu desgosto tenho falado até agora.

É extremamente doloroso o sofrimento que sai do coração como uma petição desesperada a Deus. Ela fala de si mesma como uma pessoa com desgosto. Mexer nesses desejos frustrados e expô-los a Deus, é uma tarefa desconfortável. Mas Ana estava disposta a tudo.
4. Petições acompanhadas de jejum
Muitas orações que presenciei as respostas estavam associadas ao jejum. Ana jejuou. O versículo 18 fala que Ana comeu. Ela estava em jejum.

1 - 17 Então lhe respondeu Eli: Vai-te em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste.1 - 18 Ao que disse ela: Ache a tua serva graça aos teus olhos. Assim a mulher se foi o seu caminho, e comeu, e já não era triste o seu semblante.

Tem se escrito muito sobre jejum, hoje em dia. O fato é que se você sentir que o Espírito Santo está lhe orientando nessa direção, observe o jejum. Ana obedeceu e recebeu o SIM de Deus.

1 - 19 Depois, levantando-se de madrugada, adoraram perante o Senhor e, voltando, foram a sua casa em Ramá. Elcana conheceu a Ana, sua mulher, e o Senhor se lembrou dela.1 - 20 De modo que Ana concebeu e, no tempo devido, teve um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor.
Creio que o Senhor se alegra em responder aquele desejo acalentado no silêncio durante anos. O fardo de Ana estava extremamente pesado e o tempo estava contra ela. Faça como Ana, ore persistentemente, e jejue, se assim for a orientação de Deus. Você vai ser ouvido.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

O aniversário dos Pastores com filhos e netos nos EUA




As fotos foram feitas na casa de Margareth e Jeronimo (EUA) que estão grávidos _ a neném nasce em agosto _ , durante a comemoração dos aniversários de Dona Helga (9/03) e Pastor Fanini (18/03). No alto, os pastores Nilson e Helga com Otto, Roberto e Margareth. No meio, Dona Helga e o Pastor com os netos, Erick, Ingrid e Gabriel. E todos à mesa (menos Jeronimo que estava trabalhando) em que não faltava alegria.