terça-feira, 2 de junho de 2009

Mensagem do Pr. Fanini: Hoje, o melhor dia da sua vida

Fazendo do HOJE o melhor dia da sua vida
Texto: Salmo 118:24

24 Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele.

Introdução: Em toda semana há dois dias com os quais não devemos nos preocupar. Um é o dia de ontem e o outro é o amanhã. Um dia entretanto deve receber toda atenção. O dia de HOJE. Esse, sim, deve receber toda nossa energia e esforço.
De maneira geral não são os desafios do hoje que nos esgotam. E sim: o remorso do que aconteceu ontem e o temor do que o amanhã pode nos trazer.
O salmista estava vivendo no presente quando escreveu o Salmo 118. No verso 24, ele afirma: Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele.
Certa vez um viajante parou numa determinada cidade e perguntou a um morador: o que há de especial aqui para se fazer? Bem, senhor, respondeu o homem, aqui é o ponto de partida para qualquer lugar do mundo. Você pode sair daqui e chegar a qualquer parte do mundo.
E isso é verdadeiro para o dia de HOJE. Não importa em que ponto você esteja da sua vida mas hoje você pode começar uma coisa nova e digna, cheia de bons propósitos. Pode também começar a andar para trás, num mar de insatisfações e de amargura.
O ontem está no sepulcro e o amanhã ainda está no ventre.
Como fazer deste dia um grande dia?
I. HOJE ANDAREI COM DEUS
Primeira decisão para que o dia de hoje seja um grande dia. Hoje andarei com Deus.
Por isso, o salmista disse no versículo 5: Do meio da angústia invoquei o Senhor; o Senhor me ouviu, e me pôs em um lugar largo.
Jesus freqüentemente se afastava da multidão. Ele ficava sozinho para orar e meditar. Um dos versículos prediletos de Jesus seguramente era: Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? Salmo 121.1
Se você quer andar com Deus neste dia, há pelo menos 3 coisas que você deve fazer:
1) Andar com Deus em oração. Salmo 119:164
164 Sete vezes no dia te louvo pelas tuas justas ordenanças.
2) Andar com Deus na leitura da Bíblia. Assim podemos atravessar o Mar Vermelho com Moisés, marchar com Josué em Jericó, subir com Elias o Monte Carmelo e lutar ao lado de Davi contra Golias.
3) Andar com Deus através da meditação. Quando oramos, nós falamos com Deus. Quando lemos a Bíblia, ele fala conosco. A meditação é uma arte pouco praticada nos dias de hoje mas é preciosa: ela é um diálogo com Deus. Tem tanto valor que o salmista afirma no Salmo 46:10: Aquietai-vos e sabei que sou Deus.
A maneira mais certa de fazer deste dia um dia inesquecível é ter o propósito de andar com Deus e assim fazer do ordinário algo extraordinário. Do natural o sobrenatural.
II. HOJE DAREI VALOR ÀS COISAS SIMPLES
O profeta questiona: Ora, quem despreza o dia das coisas pequenas? Zacarias 4:10
Um dos maiores pecados da nossa vida é viver apressadamente. Uma das coisas que tenho aprendido é que o tempo é algo muito elástico. Basta saber usá-lo bem.
Você pode folhear o Novo Testamento e não vai encontrar um só momento em que Jesus estava com pressa. E se havia uma pessoa que tinha motivos para andar apressado, era ele.
Tenha tempo para aproveitar as pequenas coisas da vida:
Tenha tempo para rir _ é a música da alma.
Tenha tempo para pensar _ é a fonte de poder.
Tenha tempo para diversão: é a fonte da eterna juventude.
Tenha tempo para ler: é a fonte da sabedoria.
Tenha tempo para orar: é o maior poder da terra.
Tenha tempo para amar e ser amado: é um privilégio concedido por Deus.
Tenha tempo para seus amigos: o caminho da felicidade.
Tenha tempo para dar algo a alguém: não seja egoísta.
III. HOJE FAREI ALGO POR ALGUÉM
Em Atos, Dr. Lucas registrou a menor biografia de
Jesus quando afirmou: concernente a Jesus de Nazaré, o qual andou por toda parte, fazendo o bem. Atos 10:38b.
Escreva uma carta para alguém. Telefone para alguém. Dê uma palavra de encorajamento. Conforte alguém que perdeu um ente querido. Faça uma visita. Ajude seu esposo. Ajude sua esposa. Compartilhe o Evangelho.
IV. HOJE PERDOAREI E NÃO CULTIVAREI RESSENTIMENTOS
Um dos passos mais importantes para uma vida feliz é saber perdoar. Por isso Paulo ensinou em Fil. 3:13-14.
13 Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante,
14 prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus.
Jesus nos ensinou no Sermão do Monte: Mateus 5:23- 24
23 Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta no altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,
24 deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta.
Jesus estava ensinando que nós devemos esquecer todos os ressentimentos e resolver tudo o que for preciso para isso.
Efésios 4:30-32
30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.
31 Toda a amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmia sejam tiradas dentre vós, bem como toda a malícia.
32 Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.
V. HOJE CONFIAREI O MEU AMANHÃ A DEUS
Você pode confiar o seu amanhã a Deus porque:
Ele é um Deus tão grande que criou o universo e tudo o que nele está;
Um Deus tão pessoal que sabe o número de fios de cabelo da sua cabeça;
Um Deus tão bondoso que pode transformar seus inimigos em amigos;
Um Deus tão atencioso que promete que você não será tentado acima das suas forças: Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar.
E por que Deus espera que você confie seu amanhã a ele. Porque você tem fé. E o que é a fé? Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem. Hebreus 11:1
24 Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele.